Game para o Facebook já ultrapassou um milhão de usuários em todo mundo.
Jogadores disputam quem tem mais conhecimento musical.
Quem sabe mais de música? É baseado nesta questão aparentemente banal, mas sempre presente nas rodas de discussões entre amigos, que o aplicativo para Facebook "Song Pop'' vem conquistando cada vez mais adeptos e desponta como a “febre” do momento nas redes sociais. Lançado em maio, o jogo já atingiu mais de um milhão de usuários mensais, sendo quase 600 mil ativos diariamente, de acordo com o site de métricas App Data. Na loja virtual da Apple, o jogo era o mais baixado entre os aplicativos grátis na sexta-feira (15).
O game consiste em desafios musicais relâmpagos entre os usuários, nos quais são executados pequenos trechos de músicas conhecidas, cuja autoria ou título devem ser adivinhados dentre quatro opções. Ao longo de cinco “rounds”, os adversários competem os conhecimentos e a agilidade para selecionar a opção. Os confrontantes podem ser selecionados através dos amigos no Facebook, contatos de email, ou ainda aleatoriamente entre os jogadores ativos. Além do computador, o "Song Pop" também está disponível para iPhone, iPad e Android.
O game consiste em desafios musicais relâmpagos entre os usuários, nos quais são executados pequenos trechos de músicas conhecidas, cuja autoria ou título devem ser adivinhados dentre quatro opções. Ao longo de cinco “rounds”, os adversários competem os conhecimentos e a agilidade para selecionar a opção. Os confrontantes podem ser selecionados através dos amigos no Facebook, contatos de email, ou ainda aleatoriamente entre os jogadores ativos. Além do computador, o "Song Pop" também está disponível para iPhone, iPad e Android.
“É um jogo muito rápido. Você faz uma disputa com cada um em dois minutos, então você joga bastante em pouco tempo. Em dez ou 15 minutos você faz sete, oito partidas”, destaca o jornalista e usuário ativo Cristian Toledo. Ele não se declara um “viciado”, mas desde que passou a jogar o "Song Pop", há cerca de duas semanas, vem colecionando desafios e fama de bom jogador. “A gente acaba descobrindo que sabe mais de música do que imagina”, analisa Cristian, que também leva em conta a idade como fator importante.
“A geração ‘anos 80’ é formada dessa turma que sempre escutou música, então, com certeza, a gente descobre que tem muita coisa que a gente conhece”. Ainda assim, Toledo destaca que a interação entre idades é um dos fatores mais positivos do "Song Pop". “Você pega um jovem de 18, uma menina de 19 anos, que sabem todas essas músicas atuais, sabem tudo de Katy Perry, Lady Gaga, Britney Spears, ou sabem tudo de Funk, Sertanejo, mas podem ter que enfrentar um senhor de 50 anos que adora Jazz”, comenta o jornalista.
O Song Pop é absolutamente democrático ao resolver estas diferenças de estilo entre os usuários. Isto porque, quando um jogador desafia o outro, escolhe em qual “categoria” eles irão duelar. Entre as listas padrões do jogo estão: Rock Clássico; Canções Românticas; Músicas dos anos 80 e 90; e Rap Moderno, mas é possível adquirir novas listas, dentre uma série bastante variada.
“No Brasil já tem algumas listas específicas, como Músicas Bregas, que aí tem Falcão, Bartô Galeno, Amado Batista. Aí tem o sertanejo, tem o Funk e tem a MPB”, conta Cristian. Estas listas podem ser compradas de duas formas – com dinheiro real, através de cartão de crédito, ou com dinheiro fictício, que é recebido através das vitórias conquistadas nos desafios.
Para alcançar estas vitórias, Toledo não descarta o conhecimento musical como ferramenta importante. Durante a visita da reportagem, ao acertar rapidamente o artista em um dos desafios propostos, o jornalista explicou o que o levou ao êxito. “Quando você consegue reconhecer alguma coisa, como nessa última era um arranjo de uma música do Barry White, e ainda vem o vozeirão dele, você já consegue fazer mais rápido”, exemplificou.
Outra dica importante apresentada pelo jornalista é a memória, que pode ajudar a atingir um escore maior, já que ao final do desafio o jogo mostra os acertos e erros de cada jogador. “Você acaba reconhecendo (a música) já nos primeiros acordes, mesmo que você não conheça. Como você já jogou e já errou, aí você fala: ‘É essa, é aquela’.”, comenta.
Futuro
Apesar de considerar a febre do Song Pop “inegável”, Cristian ainda acredita ser cedo para cravar que o Song Pop veio para ficar, ao contrário da grande maioria dos sucessos da rede. “Sabe que a internet é pródiga em nos surpreender, pode ser que vire um sucesso mais duradouro, mas precisa de um pouco mais de tempo. Vamos ver, quem sabe funcione, é melhor assim que outros tipos de jogos”, finalizou o jornalista, que apesar de se considerar um "viciado em redes sociais", aderiu pela primeira vez a um jogo do Facebook. "É porque eu gosto muito de música", justifica.
Fonte: G1






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