9 de jul. de 2012

Cientistas projetam imagens em uma bolha de sabão


Cientistas da Universidade de Tóquio demostraram que é possível projetar e assistir a imagens tri e bidimensionais em uma bolha de sabão. Segundo os pesquisadores, trata-se da tela transparente mais fina do mundo. O experimento usa a capacidade altamente reflexiva das bolhas de sabão para transformar luz em imagem.
Técnica usa bolhas e ondas sônicas para moldar e projetar imagens (Foto: Reprodução)Técnica usa bolhas e ondas sônicas para moldar e projetar imagens (Foto: Reprodução)
A projeção funciona com a alternância de diferentes frequências e intensidades de vibrações ultrassônicas, que moldam e alteram o comportamento da bolha, onde as imagens são projetadas. O uso das ondas de som permite alterações na textura da lâmina da bolha, composta por água, sabão e outras substâncias, criando uma sensação de imagens mais ricas e detalhadas.
Por exemplo: as asas de uma borboleta possuem uma textura mais acidentada do que uma bola de bilhar, que é totalmente lisa. Essas duas características podem ser reproduzidas com a ajuda das ondas sonoras em tempo real, dando à exibição um realismo inexistente em qualquer um dos displays a que estamos acostumados.
O líquido utilizado para o experimento usa sabão, água e outros compostos para que o resultado final seja mais estável e resistente do que a espuma que se forma em nossas casas. Segundo os cientistas, é possível, também, projetar imagens tridimensionais. Para isso, é preciso o uso de mais bolhas. O conjunto delas cria a sensação de perspectiva e profundidade de uma exibição tridimensional. Na avaliação dos pesquisadores, a evolução dessa tecnologia pode, no futuro, chegar às nossas casas.
No vídeo abaixo, você pode ver o resultado final da experiência:


Fonte: techtudo

0 comentários:

Postar um comentário